sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Fim do Mundo , dia 21 de Dezembro de 2012 . E o Mundo Não Acabou


Fim do Mundo
Pois é pessoal , e o mundo não acabou ... Ao menos até agora ás 10h19min . Mas isso é algo do qual eu não me surpreendo , pois essa ideia quase que atraente e hipnótica para muitos de final profético para a humanidade nunca foi algo do qual eu tenha visto com bons olhos , sei lá , meio chocho e sem criatividade . Ora, ora . É a raça humana com sua tendência de tempos em tempos à escatologia . Mas tenho que admitir, quando eu tinha lá meus doze à dezoito anos eu me flagrava pensando algo como : Será mesmo ? Na época o ano apocalíptico era o renovador ano 2000, que além de ter essa fama de fim dos tempos ainda tinha uma tal praga de Bug do milênio ( Y2K ) que assombrava o mundo nerd e as pessoas que eles influenciavam, que por abordarem um tema tão atrativo , acabaram tendo muito sucesso na propagação de suas mensagens caóticas sobre as panes nos computadores do mundo todo , algo que se aconteceu foi tão leve e inócuo que não assustou nem os programadores mais distímicos .
Mas e sobre o calendário Maya, hein? Tem gente por ai orando, congregando, reunidas com velas acesas nas mãos e por ai vai . E eu não estou falando só de Brasil não, cujo instrução e racionalidade são artigos de luxo, eu estou falando de países ricos com pessoas bem informadas e bem remunerada ( Que bem que remuneração não é sinônimo de racionalização) O que as pessoas deveriam entender de uma vez por todas é que o calendário Maya é apenas um calendário de contagem longa que era inclusive utilizada por outras culturas mesoamericanas como os Olmecas por exemplo, e que em nenhum ponto afirmava que o mundo iria acabar, ao contrário da visão estabelecida pelas religiões abraâmicas , o calendário apenas dizia dentro de seu sistema vigesimal que entre os dias 21 e 23 desse mês de dezembro seria fechado um ciclo da terra do qual se restabeleceria um novo começo, o tal famigerado calendário teve inicio por volta de 11 a13 de agosto de 3114 anos A.C ( Dentro do nosso Calendário Gregoriano ) e terminaria no dia 21 ou 23 de dezembro de 2012, uma das datas é hoje . Mas nada demais é dito, só isso. Então o que leva a todo essa euforia das pessoas em torno de uma lenda , uma superstição barata e meio sem graça de filmes de Hollywood ?
Calendário Maya Para 2012
A explicação novamente é a tendência humana ao magnífico , ao atraente , ao incomum e por ai vai . Willian Miller um fazendeiro americano cristão, que se dizia um estudante da bíblia anunciou que entre as datas de 21 de março de 1843 à 21 de março de 1844 o mundo acabaria e com essa balela ele não só conseguiu milhares de seguidores , como esses doaram todos os seus pertences a ele , que após o “ fim do mundo “ saiu na vantagem com os bens dos manés ... Ops , fies . Depois disso o grupo se desintegrou e alguns deles formaram a Igreja Adventista .
Joseph Smith , outro charlatão que viveu mais ou menos naquela época também deu das suas , ele se auto proclamava um emissário de deus , e formou a sua própria religião com sua própria bíblia ( Escrita de maneira acintosa ) e sua própria data para o fim do mundo , no caso 56 anos após ele fundar sua doutrina , que foi no ano de 1835 , ou seja , no ano de 1891 tudo deveria estar acabado , coisa da qual CREIOOO eu que não aconteceu, certo? 
Nem preciso falar de gente como o fanático e ignorante Pat Bobertson que lança suas datas ridículas para o fim do mundo, do Harold Gulli que anunciou o fim do mundo para o dia 21 de maio de 2011 a pedido de um tal pastor americano ai do qual eu não sei exatamente o nome , acho que Harold Camping talvez , e que só não foram mais ridicularizados por falta de espaço mesmo . Talvez eles não foram piores do que Ronald Weinland que em 2008 anunciou o fim do mundo dentro de 2 anos, ele até mesmo escreveu um livro sobre o tema , do qual colocou a sua reputação de profeta de deus em xeque , ao afirmar que eventos apocalípticos aconteceriam nesse intervalo de tempo , coisa da qual não aconteceu , mais uma vez . Uma coisa é certa , todos esses ignorantes causaram a morte indireta de outros ignorantes mais inócuos que se agarraram em suas profecias e cometeram suicídio e outras coisas aterradoras .
Não há motivo para se preocupar , o mundo não acabou e vai demorar muito para acabar , mais ou menos daqui a uns 5 bilhões de anos quando o sol virar uma gigante vermelha e engolir os três telúricos mais próximos a ele, como Mercúrio, Vênus e a Terra . Até lá se não tomar cuidado , provavelmente quem corre sérios risco de desaparecer mesmo é uma espécie de macacos pelados que vivem por aqui causando alguns transtornos mundo á fora, chamado de homo sapiens , ou ser humano mesmo . Então pessoas , focos nas coisas que realmente são reais , coisas como camada de ozônio ( Que alguns loucos por ai dizem ser invenção imperialistas e conspiracionistas e por ai vai ) desmatamentos , a escassez de água doce em nosso planeta , o real perigo das armas de destruição em massa sejam nucleares ou biológicas , o perigo do colapso econômico que nos afrontará até o ano de 2025 com o fim do petróleo e toda a sua rede econômica . Esses sim são perigos reais , não coisas como gafanhotos gigantes , Nibiru , ou alinhamentos cósmicos , esses perigos são reais e não se apóiam em nenhuma pseudociência , esse é o foco do quais devemos ter , a conscientização de uma espécie que vive em um planeta finito e que só existe com harmonia com ele , sem ele , por enquanto , não temos como existir , e então a contagem Maya faria sim sentido , mas não como um bom clico de prosperidade , mas um de pestes e auto destruição causada por nós mesmos .
Fim do Mundo Por Explosão Nuclear
Pirâmede Maya
Fim do Mundo , Eu Fui ! ( É no mínimo engraçado , é bem por ai mesmo ... =] )
Links :
Calendário Maia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_maia
Contagem Longa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contagem_longa
Turistas com medo do fim do mundo , se refugiam em montanha sérvia ( G1 )
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/turistas-temerosos-do-fim-do-mundo-se-refugiam-em-m ontanha-servia.html
Vídeo de Harold Gulli falando sobre o fim do mundo em 21 de maio de 2011
https://www.youtube.com/watch?v=V-Md_iGfCC8
BBC , Pastor diz agora que outubro é apenas o início do fim do mundo
http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2011/10/111021_fim_do_mundo_outubro_fn.shtml

Nenhum comentário: