quarta-feira, 30 de maio de 2012

Símbolos do Blog de Othello na Indonésia e a Questão da Igualdade


Olá pessoal , beleza ai ?
Estava eu " andando " pela Internet , só para não dizer navegando , e me deparei com um site de Othello , vi algo estranho lá , fiz uma pequena reflexão e fechei a página sem tomar partido do que realmente era aqui - A página e o que eu vi - e até agora pouco , já que o acontecido foi ontem , eu estava pensando que era uma página de uma federação internacional de Othello , no caso o da Indonésia , mas eu estava enganado pois não era uma página de federação e sim um blog , sim meus amigos , um blog ; e o que eu vi nesse blog que me chamou tanto assim a atenção foi algo que seria banal caso estivesse em um local mais apropriado , ou melhor dizendo , em um banheiro ou quem sabe até em um salão de cabeleireiro , no caso dois famosos símbolos que não faziam o menos sentido ali naquele blog falando sobre Othello , mas depois de suspeitar de algumas coisas e realizar mais algumas pesquisas , eu vi que aqueles símbolos ali começavam a fazer todo o sentido do mundo . “ E que símbolos são esses ? “ vocês me perguntam , eu respondo a vocês : Aqueles símbolos que dizem que os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus ( Brincadeira , Rs ) – Isso ta parecendo papo daqueles blogs feminino adolescente ( Rs ) - Os símbolos para designar os sexos das pessoas , já que o ser humano é o único animal que tem essa frescura de criar um símbolo para dizer qual o seu gênero , como se isso o tornasse um pouco mais especial - no blog indonésio estão entranhado nos lugares das letras ( O ) no começo e no final no nome Othello os tais símbolos , esse aqui : ( ♂ ) que estava no primeiro “ O “ de nome Othello e que representa o gênero masculino e tem origem na mitologia romana , é chamado Símbolo de Marte , que é o deus grego da gerra , e que dentre outras coisas é o pai de Rômulo e Remo os seres mitológicos que foram amamentados por uma loba do qual depois de adultos tiveram uma intriga culminando na morte de Remo por Rômulo do qual logo depois fundou Roma , essa estória ( É estória com “ E “ mesmo já que isso é mitologia ) inspirou uma outra mitologia , no caso a Hebraica estória de Caim e Abel que já é bem conhecida do povo cristão em geral . O outro símbolo é esse daqui : ( ♀ ) que estava no último “ O “ do nome Othello , e que representa o gênero feminino e também tem sua origem na mitologia romana onde é chamado de Símbolo de Vênus , agora vocês entendem a brincadeira ai em cima sobre as diferenças dos sexos . Como eu disse logo de cara esses símbolos dentro de um blog onde o assunto principal é o jogo Othello não me fez o menor sentido e me pareceu algo de mal gosto , porém eu pensei em uma possibilidade : E se esse é um país onde questões como emancipação das mulheres é tido como uma questão odiosa e fora de possibilidade ? Onde a palavra equidade e igualdade só servem para nivelar os homens entre si dos quais quer dizer homem mesmo , não a espécie mas o sexo masculino e não o feminino ? Logo depois disso eu fui investigar qual é a religião do povo indonésio já que muitas dessas questões estão sim interligadas a tabus e dogmas religiosos , óbvio que isso é inerente do ser humano , o que eu digo é que introduziram com o passar dos tempos esse conceito preconceituoso nos livros “ sagrados “ , e me deparei com a seguinte constatação : A Indonésia é um pais de 80% Mulçumana ( Islâmica ) e somente 10% Cristã , o restante é dividido entre hinduístas , budistas e outros , e então ficou fácil de imaginar o por que do dono do blog querer chamar a atenção para essa questão , como de quem diz : “ Esse blog é dos entusiastas do jogo Othello , sejam homens ou mulheres , aqui somos iguais “ ( Mesmo eu conhecendo a possibilidade dos símbolos nada terem a ver com isso , porém eu duvido disso , creio que tem uma ligação sim ), já que a religião islâmica não é mundialmente conhecida por serem virtuosos para com as mulheres , geralmente nos paises islâmicos com poucas diferenças entre eles a mulher é tida como uma mercadoria , no caso uma mercadoria dos seus donos , os seus maridos , em alguns desses países elas são proibidas de mostrarem o rosto ( Algumas até gostam de se comportarem assim , mas e quem não gosta ? ) outras são terminantemente proibidas de saírem de casa sozinha , tem que sempre ter a companhia de um homem e não importa muito a idade , um simples garoto de 11 ou 12 anos tem autonomia para guiar uma mulher pelas ruas ( Muito provavelmente ) o que não podem é serem apanhadas sozinhas , isso varia entre os países islâmicos . Em alguns casos também são proibidas de dirigir , são as famosas leis de opressão feminina encontradas na Sharia . ( Muitos hábitos dessas mulheres são absorvidos com naturalidade , sendo que mesmo que não fosse mais uma obrigação elas não deixariam de praticar , ou seja, muitos desses costumes viraram já algo cultural , mas não aceitam quem não pensa assim ) . Mesmo que a Indonésia não viva uma ditadura , eles ainda carregam na sua crença essa opressão contra as mulheres , porém alguns lutam contra isso , e é o caso do dono daquele blog do qual eu vi e deixo o link ai em baixo . O próprio cristianismo em si tem histórico de opressão contra as mulheres , mas depois de reformas e mais reformas , protestos e mais protestos , hoje em dia eles nem de longe pregam mais isso . O islamismo é uma religião nova ainda , e não teve tempo de passar por tudo que o Cristianismo já passou , por isso eles são ainda tão radicais e fervorosos , pois não tiveram ainda seus pilares abalados por livres pensadores , eles ainda estão na sua idade média , porém com o tempo muita coisa virá à tona , e por isso exemplos como esse do dono ou da dona desse blog sei lá eu , são um exemplo de alguma coisa pode ainda mudar no mundo Islâmico , mesmo que na Indonésia o povo não seja assim tão fervoroso como em um Irã da vida , é algo a ver como algo positivo .
Valeu pessoal .
E até mais .
Link para o Blog Indonésio em questão :
http://othelloindonesia.blogspot.com.br/2012/03/2012-indonesia-grand-national.html
Cultura da Indonésia , Wikipédia :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_Indon%C3%A9sia

Nenhum comentário: