sábado, 12 de maio de 2012

Malditos Jogos de 1 Minuto


Malditos Jogos de 1 Minuto .
Se você já foi em sites estilo PlayOk - Não sei exatamente se tem essa opção em outros sites como o Yahoo e o Internacional-Othello - então você deve ter visto a opção de poder jogar jogos Blitz , ou seja , jogos onde o tempo máximo para poder realizar todas as suas jogadas no jogo é de 1 minuto . Com esse tempo limitado o jogador pode testar a sua capacidade de raciocínio rápido e de dar respostas rápidas no jogo , o problema é que dependendo do adversário que você jogue , ao menos no meu caso , é quase impossível fazer qualquer jogada descente com esse tempo excessivamente curto , e é o que geralmente acontece comigo quando eu tento jogar esses jogos contra adversários mais fortes , geralmente mais fortes que eu ; não que eu tenha jogado muitas partidas desse jeito contra adversários muito forte pois como eu mesmo já disse ai em cima no título da postagem , eu não gosto muito , e ao contrário disso é claro jogando essas mesmas partidas contra jogadores mais fracos é mais sossegado e não gera assim tanta raiva das nossas próprias jogadas .
Eu há um tempo atrás fui jogar no PlayOk , e logo vi uma sala que estava cheia de jogadores , e chegando lá vi que tinha só um jogador fixo na mesa e os outros se revezavam ao sentar na mesa para enfrentá-lo em jogos de 1 minuto , pois bem , uma vez me sentindo à vontade lá eu resolvi me arriscar também , era um jogador tailandês de nível avançado , acho que ele era de nick amarelo já se não me engano , mas seu nível era tranquilamente laranja dentro dos padrões Playokianos . Então fui eu lá jogar com o cara , e por favor viu ... PQP , não fiz uma jogada certa depois dos 4 primeiros movimentos ! Eu acho . O cara jogava solto , como se mergulhasse dentro do tabuleiro , entregava os cantos e etc . Ele era muito criativo .
Ele também tinha batido na grande maioria dos seus adversários naquela sala , apesar de ter perdido 1 ou 2 não me lembro agora , mas mesmo assim ele jogava com muita facilidade dentro desse ambiente de jogos rápidos , então eu perdi a partida e não quis jogar de novo e sai sem falar nada , nervoso com o meu desempenho medíocre . No dia seguinte ao analisar as minhas jogadas eu vi que o erro primordial que eu cometi na partida não é algo normal para mim , eu geralmente não o cometo , é um erro principiante , mas por que cometi então ? A resposta para isso é um tanto quanto óbvia né ? Sem tempo para jogar e ansioso não consegui pensar direito na partida e na melhor jogada a se fazer , caso fosse uma partida mais longa que seria o necessário para enfrentar ele de igual para igual , o negócio poderia ser bem diferente .
Em contra partida a isso jogando contra adversários mais fracos a coisa flui mais sossegadamente , quando jogo no Reversi do Windows , por exemplo , eu sinto que é mais fácil de dar respostas rápidas no jogo – Lá não é bem um site que você escolhe essa opção , mas boa parte dos jogadores de lá gostam de jogar rapidamente - e o mais incrível disso tudo é que isso funciona mesmo quando o adversário é relativamente forte , sei que a maioria ali não é , mas tem jogadores de nível muito alto jogando ali também , acredite tem ; ainda mais entre os jogadores japoneses dos quais minha única reclamação é pelo fato deles serem excelentes maus perdedores e sair do jogo sem mais nem menos quando vêm que vão perder , por isso evito jogar contra eles no Windows . Mas o fato é , creio eu que só em saber do nível do meu oponente ao jogar jogos de 1 minuto já me faça ficar ansioso e não ter um bom desempenho , já se não sei do nível do meu oponente que é aquilo que acontece no Reversi do Windows eu me sinto mais à vontade para jogar e não fico tão ansioso e o meu desempenho melhora e muito .
Mas mesmo assim , sinceramente eu prefiro jogar com o marcador de tempo relacionado com o nível do adversário , eu definitivamente sei lá por qual motivo não tenho um bom desempenho jogando jogos de 1 minuto contra adversários de um nível alto do qual eu saiba do seu nível , para esses adversário o melhor mesmo é jogar partidas mais longas de no mínimo , no mínimo mesmo 5 minutos de jogadas para cada jogador . O próprio Brian Rose que foi campeão mundial de Othello no ano de 2001 , faz em seu famoso livro uma crítica a esses jogos rápidos , dos quais ele disse não serem a melhor opção para quem gosta de raciocinar ou algo assim . E no final essa acaba sendo mesmo a melhor crítica , pois jogando nessa velocidade será mesmo que você está aprendendo alguma coisa ou jogando por puro reflexo ? Jogadores de jogos rápido com algumas exceções não têm um desempenho igual quando aumentamos os números de minutos da partida . Eu tenho uma experiência assim jogando contra um adversário brasileiro no PlayOk , que por sinal era muito bom , do qual eu perdi a maioria das partidas jogando jogos de 2 minutos no caso , que também não deixa de ser uma péssima opção dependendo do seu adversário , e quando aumentamos o número de minutos para 5 minutos , eu ganhei a maioria . Ta certo que foi só 2 a 1 , mas eu já tinha que sair , e o mais importante é que o meu nível de jogo aumentou muito quando pude ter mais tempo de pensar nas jogadas e ele percebeu isso .
Então é isso , esse é um dos motivos pelos quais eu evito jogar jogos pré-programados para 1 minuto , acho e sempre achei um tempo muito curto para quem quer realmente pensar de verdade no jogo , a não ser que você só queira mesmo uma diversão ou testar a sua facilidade de resposta ao jogar esses jogos pois acha que também esta exercitando o seu raciocínio e esta aprendendo alguma coisa , ai nada contra . Eu particularmente não sou um bom apreciador dessa arte , se é que eu possa chamar assim . ( rs )
Bom , é isso ai .
Até Mais e Feliz Domingo de Dia das Mães a todos amanhã .

2 comentários:

Anônimo disse...

Totalmente errado seu pensamento...
Quer dizer que quem joga em 1 minuto nao pensa? aff

Fabrício Silva disse...

Olá , tudo bem ?

Então , mas é claro que quem joga jogos rápidos pensa ! Mas é sobre uma dinâmica diferente , a diferença é que o tempo de resposta por reflexo é diferente do tempo de resposta reflexivo ( Reflexivo no sentido de pensamento profundo ) , tanto que por exemplo no Xadrez há muito da cultura dos jogos Blitz , que são jogos rápidos . O campeão mundial de Xadrez Blitz não necessariamente é o mesmo do Xadrez tradicional . Qual o Xadrez que tem que se pensar mais para jogar ? Nos dois você tem que pensar , mas no Xadrez tradicional você tem que pensar muito mais , quanto mais se olha para um tabuleiro , mas jogadas são vistas , porque mescla as jogadas certas com as erradas , em jogos mais rápidos temos a tendência por intuição e experiência de tentar ver a melhor jogada por palpite de possibilidades , e isso vale tanto para o Xadrez quanto para o Othello , Damas ou qualquer outro jogo do gênero .

Em qual das duas modalidades eu me dou melhor ? Na segunda , de pensamentos profundos , não sou tão bom em jogos rápidos , porque sei que nem sempre a jogada mais intuitivamente correta é o melhor local para jogar , o que me faz querer pensar mais , o que por si só já diz que jogos rápidos não sirvam para mim , eu posso derrotar muitos jogadores jogando jogos rápidos , mas posso muito mais em jogos mais lentos , e ao meu ver eu absorvo melhor as jogadas e o aprendizado final .

Mas para quem gosta de jogos rápidos , meus parabéns pelo talento , são bons jogadores também sem sombra de dúvidas , mas não é o meu estilo .

Abraços