segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vídeo Aula Othello / Reversi , Vários





Vídeos Aulas , Othello / Reversi


Othello Lesson

1 – Introduction

Link : http://www.youtube.com/watch?v=fZfUd3utD5w


2 – A Minute To Learn A Life Time To Master

Link : http://www.youtube.com/watch?v=at0g9zibQZY&feature=related


3 – Continuação 2

Link : http://www.youtube.com/watch?v=KOlQehk_-4g&feature=related


4 – Access Denied

Link : http://www.youtube.com/watch?v=KKBCGOy4Clg&feature=related


5 – Preservation & Flat Theory

Link : http://www.youtube.com/watch?v=5uwQPpfwSKs&feature=related


6 – Checkerboarding

Link : http://www.youtube.com/watch?v=0Y10sb-E9ms&feature=related









Corso di Othello / Reversi


1 – Le Regole

Link : http://www.youtube.com/watch?v=lZCVqg_Pq2U&feature=related


2 – Nozioni di Strategia

Link : http://www.youtube.com/watch?v=LBklV4ISzPM&feature=related



3 – La Conquista Degli Angoli

Link : http://www.youtube.com/watch?v=DKFkWm6FzJQ&feature=related


4 – L’attacco Al Cinque

Link : http://www.youtube.com/watch?v=hZsSZvTyOP4


5 – Corso di Othello / Reversi – 5 , La Stone Trap

Link : http://www.youtube.com/watch?v=mLux3FpztGM&feature=related


6 – Corso di Othello / Reversi – 6 , Contare il Finale

Link : http://www.youtube.com/watch?v=w9s2oSXAhpk&feature=related

PlayOk





PlayOk


PlayOk , o site favorito em 8 a cada 10 jogadores de Othello / Reversi no mundo , o site tem uma página leve , objetiva , maleável com muitas funções que possibilita você jogar uma partida treino sem pontuação de 30 minutos ou quantos minutos quiser , ou jogar com ou sem pontuação partidas rápidas de 1 minuto , e até mesmo campeonatos organizados pelos próprios jogadores da página .


Link : http://www.playok.com/

International - Othello





International – Othello


Talvez esse seja o site mais acessado pelos Top do jogo no mundo depois do PlayOk , então ele não poderia faltar aqui na minha lista , e o nível dos jogadores é de bom a excelente , o gráfico também é legal e original . Muito bom o site .


Link : http://www.international-othello.com/

Flyordie





Flyordie


Um site onde por algum motivo a maioria dos jogadores de Othello / Reversi começam a conhecer e jogar jogo , o site húngaro dispõe de uma boa lista de jogos , e o nível dos jogadores é em média intermediário . O Gráfico é excelente !


Link : http://www.flyordie.com/jogos.html

Ludoteka





Ludoteka


Adoro esse site espanhol , é um site calmo , leve , com uma boa variedade de jogos disponíveis e um excelente lugar para se jogar Othello / Reversi , talvez não se encontrem muitos jogadores lá , mas que tal chamar a galera e ir lá se divertir ? Ótimo site .


Link : http://www.ludoteka.com/juegos.html

Yahoo Games





Yahoo Games


Bom site para quem quer também aprender a jogar Othello / Reversi de verdade , o Yahoo Games possibilita isso , com o nível dos jogadores lá em cima fica fácil imaginar por que aqui você aprende rápido ou sai fora . O porém aqui é o Gráfico que não é assim tão bonito , e as peças do ínicio estão ao contrário .


Link : http://br.games.yahoo.net/

Game Twist





Game Twist



O site Alemão Game Twist , é muito bom para quem gosta de configurações de tabuleiro diferentes , e privacidade .Lá você encontrará tudo isso e mas alguns bons jogadores que vão lá de vez quando . O Gráfico é bem interessante e diferente .


Link : http://www.gametwist.com/web/Games

Buho 21





Buho 21


Eis um site legal para quem procura privacidade e diversão , tudo isso pode ser encontrado aqui nesse site espanhol , que tem um gráfico agradável e alguns bons jogadores , onde a predominância é latino-americana .


Link : http://buho21.com/

Mega Jogos





Mega Jogos


O Mega Jogos é um site diferente dos demais sites , pois mostra a figura do gráfico em 3D , como se fosse real , porém para alguns jogadores mais acostumados ao formato de tabuleiro virtual mas popuplar , isso possa atrapalhar um pouco . Mas sem problemas aqui já que o nível dos jogadores é amador , o site tem bastante jogos diferenciados também e o gráfico 3D é algo diferente e original .


Link : http://www.megajogos.com.br/

Zapak





Zapak


Não sei se o gráfico é Indiano , mas sei que é o mesmo gráfico que aparece na página Indiana do Zapak , onde você tem a opção de poder jogar registrado , de visita , com o login do seu Myspace , Facebook ou Othello Club .É um divertido site onde com certeza você poderá se divertir muito .



Link : http://www.zapak.com/

Ig Game Center





Ig Game Center


Site recém descoberto por mim um dia desses , é um site calmo , tem um bom gráfico e você com certeza encontrará toda a privacidade necessária para se fazer um bom jogo .


Link : http://www.iggamecenter.com/info/pt-br/main.html

Game Desire





Game Desire


Com um gráfico atraente o Game Desire conquistou alguns jogadores de Othello / Reversi em seu principio , público tal que foi sumindo do site aos poucos , mas ainda o considero um bom lugar para se jogar , desde que você leve alguém contigo até lá , pois não há muitos jogadores .


Link : http://www.gamedesire.com/la-pt,jogo-reversi.html

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Os 10 Mais




Introdução


Esse é o Top – 10 dos Dez Melhores jogos em geral entre os 5 melhores jogadores do Mundial de Roma na Itália , foram 18 jogos do 1 ao 2 lugar , 16 jogos do 3 ao 4 lugar , e 13 jogos do 5 lugar , e de cada um desses jogos e de cada um desses jogadores eu escolhi as suas duas melhores partidas , e o que vemos são partidas hiper bem jogadas pelos 5 melhores jogadores desse Mundial , não teve uma ocasião onde eu tenha escolhido um jogo onde um deles tenha perdido como sendo um de seus melhores jogos mesmo que tenham feito boas partidas onde perderam no final , porém há jogos onde alguns deles aparecem perdendo , mas foi em um dos melhores jogos de seu oponente .

Não pretendo com essa lista fazer uma análise técnica pura , apenas narro os principais pontos dos jogos , deixando que vocês vejam por si mesmos .

Espero que gostem da lista , lembrando que esses são na minha opinião os 2 melhores jogos de cada um dos 5 melhores jogadores desse mundial na classificação final , porém a minha opinião sobre esses jogos não vão bater com a de um outro observador qualquer que venha aqui no meu Blog , e tão pouco essas sejam de fato as melhores partidas em geral dentre todas as partidas do Mundial , que seria algo muito difícil de eu fazer por serem muitos jogos .

Os 5 Melhores jogadores são :


1 – Yusuke Takanashi - Japão

2 – Michele Borassi - Itália

3 – Imre Leader - Inglaterra

4 – Piyanat Aunchulee - Tailândia

5 – Nicky Van Den Biggelaar - Holanda



Para quem tem e sabe colar transcrições no WZebra , é só colar as transcrições de cada partida que estarão abaixo de cada narrativa , e para quem não sabe ou simplesmente não o quer fazer segue também abaixo o Link da partida na página de jogos do WOC da Federação Mundial de Othello . Tenham todos uma boa apreciação e é isso aí .



Página de jogos do Mundial de Roma na Itália :

http://www.woc2010.it/index.htm

Os 10 Mais , Os Dez Melhores Jogos dos Cinco Melhores Jogadores do Mundial 2010 , Em Geral

1 - Piyanat Aunchulee ( P ) 39 - 25 ( B ) Imre Leader , Terceiro e Quarto Lugar WOC 2010





Aunchulee já tinham jogado tudo que poderia ter jogado durante todo o Mundial , e eis que ele apresenta a partida mais bonita dentre todas aquelas jogada pelos 5 melhores jogadores da competição , a disputa era pelo honroso 3 lugar , que os dois jogadores eram mais que merecedores . E fizeram uma partida com bem jogada , porém com um Show exclusivo de Aunchulee que usando o português claro , detonou Leader com jogadas majestosas dignas dos mais sisudos e sinceros aplausos . No movimento de número 37 , Aunchulee já sabia que tinha um controle excelente e que era questão de saber jogar direito até o final que a sua vitória poderia estar garantida , e Aunchulee pega em H – 2 , agora Leader está a mercê de um erro que não chega , tudo se complica quando Leader joga em A – 5 e Aunchulee joga implacavelmente em B – 2 quase que matando Leader aos poucos . Quando o jovem Tailandês joga em A – 4 não é só o tabuleiro que está bonito , mas também o troféu e a medalha em seu pescoço que também estão maravilhosamente bem , já podemos falar dos movimentos finais onde Leader joga em H – 7 e todo bom jogador de Othello que se preze no mundo já imagina o melhor lugar para se jogar com as pretas ( Óbvio G – 2 ) , logo Leader joga em A – 7 e que maravilha é imaginar o prazer da sequência sendo o jogador com as pretas ...
( Rsrs ) , B – 8 e logo depois liquidando a fatura em G – 7 . Piyanat Aunchulee 39 a 25 em Imre Leader .



Transcrição da Partida :


F5D6C3D3C4F4F6F3E6E7D7G6F8F7G5G4H3H4H5C8F2E8E2C5C6B3E3D2C1G3H6C2B4E1D1B1G1B6H2A5B2B5A4G8D8C7B7A3A1F1A2A8A6H1H8H7G2A7B8G7


Link da Partida :

http://www.worldothellofederation.com/woc2010/live/transcripts/round_final/html/AUNCHULEE%20Piy-LEADER%20Imre.htm





2 - Nicky Van Den Biggelaar (P ) 30 - 34 ( B ) Michele Borassi , 9 Round WOC 2010





Esse foi o jogaço da 9 Rodada do Mundial de Roma na Itália , e foi também um desempate na competição dentre 2 dos maiores jogadores de Othello da atualidade , ambos com 7 pontos e dividindo o segundo lugar na competição , o Italiano Michele Borassi Campeão Mundial em 2008 na Noruega , e o Holandês inúmeras vezes campeão Holandês e de torneios na Europa . E olhem só o que aconteceu nesse jogo repleto de criatividade por ambas as partes , a jogada no movimento 33 onde Biggelaar joga em G – 7 é simplesmente lindo e quase imprevisível , Borassi ainda joga em E – 1 para quebrar a diagonal de Biggelaar mas logo o Holandês arma a sua jogada jogando em G – 6 . Mas o troco Italiano veio a galope e pegou Biggelaar desprevenido quando depois de armar uma borda no lado superior no nosso campo de visão , Borassi entrega o canto em G – 2 , depois de Biggelaar pegar o canto , o que se vê é Borassi jogando em C – 2 após Biggelaar jogar em D – 2 e complicar o Holandês , depois de Borassi mais à frente interceptar em A – 4 depois de dar a chance a Biggelaar de escolher entre jogar na própria A – 4 como em G – 8 , vemos duas regiões pares agora no Tabuleiro na vez de Biggelaar jogar e vemos um caso onde chega a ser impossível que Borassi venha a perder . E Borassi ganha por 34 a 30 numa linda partida , a segunda aqui na minha lista e com certeza uma das mais linda sim do Mundial de Roma na Itália .


Transcrição da Partida :


F5D6C3D3C4F4F6G5E6D7E3C5F7E7E8D8C8C7B5A5G4F3B6B4E2G3C6F8A6B8A3A7G7E1G6F2F1D1C1G2H1G1D2C2H2H3B3B7A8H8G8A4B2A1H4H7B1A2H6H5


Link da Partida :

http://www.worldothellofederation.com/woc2010/live/transcripts/round_09/html/VAN%20DEN%20BIGGE-BORASSI%20Miche.htm
3 - Nicky Van Den Biggelaar ( P ) 39 - 25 ( B ) Masaki Takizawa , 6 Round WOC 2010





Essa partida foi um desempate entre esse dois jogadores que até então estavam com 4 pontos até a 6 Rodada , ocupando a 8 e a 9 colocações respectivamente e não só foi um desempate como Biggelaar mandou Takizawa para longe na tabela . O Holandês pulou de 8 para 5 lugar e Takizawa despencou de 9 para 15 lugar .

E o que dizer dessa partida ? Bom , linda partida . Com a jogada de Takizawa em D – 3 extraindo muitos discos ao mesmo tempo de forma consciente , Biggelaar que já se viu obrigado a entregar o canto anteriormente em B – 7 , agora se via obrigado a entregá-lo em G – 2 , daí para frente o que vemos é uma partida bem jogada e cautelosa de ambas as partes , cada jogada era milimetricamente medida , se Biggelaar jogava em E – 1 , Takizawa jogava em D – 2 em jogadas bem entrelaçadas e compactadas , eis que Biggelaar mostra sua virtude e joga em A – 7 sacrificando toda a borda esquerda do Tabuleiro , só que não é só isso que se vai , reparem naquela pecinha preta lá em D – 6 , ela se vai junto com a borda , dando a Biggelaar um controle de diagonal que se estendia de F – 4 até B – 8 , o que lhe seria muito útil para seu plano perfeito . Takizawa ainda tenta se posicionar quando estranhamente Biggelaar joga em G – 8 , Takizawa instintivamente joga em F – 8 e intercepta os discos restantes da região , mas eis que Biggelaar faz o movimento mais bonito do jogo todo jogando em G – 1 , e olhem só , Takizawa não pode jogar em H – 2 , pois toda a diagonal que Biggelaar pretendia dominar estava de fato em suas mãos , e ela se estende de B – 8 a G – 3 , e também não tem nenhuma peça de apoio na Horizontal de C – 2 a F – 2 para interceptar em H – 2 , então Takizawa vendo a vitória escorrer por entre seus dedos só pode jogar em B – 2 entregando o último canto do Tabuleiro , depois disso é só Biggelaar jogar em H – 2 e depois em A – 1 e liquidar o jogo .


Transcrição da Partida :


F5F6E6F4G5G6E7D6C5C4D7F7F3H5H4H3E3C8D8E8G4C7C6B6B4G3B7B5A6D3G2F2H6C3B3A8C2A5A4E2E1D2D1H1F1A2A7A3B8G7H8B1C1H7G8F8G1B2H2A1


Link da Partida :

http://www.worldothellofederation.com/woc2010/live/transcripts/round_06/html/VAN%20DEN%20BIGGE-TAKIZAWA%20Masa.htm





4 - Piamrat Kraikokit ( P ) 12 - 52 ( B ) Nicky Van Den Biggelaar , 12 Round WOC 2010





Essa linda vitória de Biggelaar sobre Kraikokit não mexeu muito na tabela em suas colocações , Biggelaar pula de 7 para 6 lugar , enquanto Kraikokit cai de 14 para 17 lugar , e não era para menos , já estava na 12 Rodada e tudo estava se acertando já a essas alturas e Biggelaar ainda sonhava com uma semifinais . Nessa partida Biggelaar joga em B – 7 esperando fechar seu oponente um tanto antes , logo depois disso Kraikokit não querendo pegar o canto , joga em F – 2 , e Biggelaar lindamente joga em F – 1 pegando todos os discos até em cima , deixando o jogo da mesma forma , daí para frente o que se vê é Kraikotit fazendo jogadas pouco eficientes , e Biggelaar pegando o canto e estabelecendo a diagonal de acesso a A – 8 de várias formas , como quando Kraikokit joga em E – 2 e Nicky joga em D – 1 , quando Kraikokit joga em G – 1 revertendo o disco situado em G – 2 em preto e Biggelaar joga em D – 2 e o restabelece de novo .

Depois disso Biggelaar com movimentos bem executados ganha com facilidade a partida .


Transcrição da Partida :


F5D6C5F4E3C6E6F3D3F6G4G3G5H5H4H3G6H6D7C7E7C8F7F8D8E8G7B5B4H8A5C4B6A3B3B7G8A6F2F1G2H1E2D1E1H2G1D2C3H7A8B8A7C1B1C2B2A1A2A4


Link da Partida :

http://www.worldothellofederation.com/woc2010/live/transcripts/round_12/html/KRAIKOKIT%20Pia-VAN%20DEN%20BIGGE.htm
5 - Michele Borassi ( P ) 41 - 23 ( B ) Jacky Fu , 3 Round WOC 2010





Era ainda a terceira rodada e estava tudo muito homogêneo ainda , os jogadores ainda estavam começando a se espalhar nas colocações da tabela , e nessa corrida durante essa rodada Borassi levou a melhor sobre Fu .

Borassi pulou de 11 lugar para 6 , e Fu caiu de 15 para 25 lugar , e foi uma partida linda , tanto que recebeu essa minha votação para ocupar o 5 posto dentre as partidas mais bonitas dos 5 melhores jogadores desse mundial .

Com seu movimento em F – 8 Borassi elimina a peça situada em F – 5 que poderia dar a possibilidade de Fu jogar em H – 7 como defesa , Fu joga em G – 1 esperando ganhar tempo enquanto Borassi continua jogando lá em baixo em E – 8 , depois de algumas jogadas arriscada de Fu , o jogo caminha para seu final , e Borassi joga em B – 7 , Fu joga em A – 6 na tentativa de ter controle a diagonal de acesso ao canto em A – 8 , porém Borassi a toma de volta jogando em A – 4 , e quando tudo parece meio confuso Borassi faz um lindo movimento jogando em H – 6 não dando nenhuma possibilidade de Fu interceptar jogando em H – 7 , daí para frente a vitória de Borassi foi tranquila .



Transcrição da Partida :


F5D6C3D3C4F4F6G5E3F3G6E2H5C5G4D2F2B5D1C2C1F1E6E7B1H3H4F7H2G3F8G1E8E1H1G2C7D7C8G7B6C6B7A6A4A5A7B4B2D8H8G8H6A8B8A3B3A2H7A1


Link da Partida :

http://www.worldothellofederation.com/woc2010/live/transcripts/round_03/html/BORASSI%20Miche-FU%20Jacky.htm






6 - Yusuke Takanashi ( P ) 44 - 20 ( B ) Imre Leader , 7 Round WOC – 2010





Nessa rodada enquanto Takanashi assegurava o seu 2 lugar , Leader despencava de 6 para 12 lugar na competição e ficava numa área de preocupação .

Leader não fez uma má partida , porém depois do movimento de Takanashi em E – 1 , parecia que pouco Leader poderia fazer para evitar a derrota , e vitória essa que veio fácil desde então com um Show a parte de Takanashi . mesmo com Leader entregando o canto jogando em A – 6 , Takanashi ainda tem a calma de jogar em C -1 sabendo que essa era uma região impar , o que levaria plena vantagem quem começasse jogando nela , e não foi para menos , depois de Leader jogar em A – 2 , Takanashi liquida a fatura jogando em B – 2 , pegando o canto superior e pegando todos os discos restante da borda e da diagonal .


Transcrição da Partida :


F5D6C3D3C4F4F6F3E6E7D7G6G5F7E2G4E3C8E8C5D8C6B8F8G8C7G3D2B4B6B5A4F2D1A3C2A5F1B3B7H4A7H5H3H2H7E1G2H1G1H6G7H8A6C1A2B2B1A8A1


Link da Partida :

http://www.worldothellofederation.com/woc2010/live/transcripts/round_07/html/TAKANASHI%20Yus-LEADER%20Imre.htm
7 - Piyanat Aunchulee ( P ) 27 - 37 ( B ) Imre Leader , 9 Round WOC 2010





Com essa vitória Leader deixou Aunchulee estático em 14 lugar e longe das semifinais , enquanto ele pulava de 7 para 6 lugar na competição . E foi realmente uma partida linda de Leader que com movimentos bem executados consegue ludibriar Aunchulee lindamente , Leader apresenta um ótimo controle diagonal que se estendia de
C – 4 até F – 7 , mesmo com Aunchulee quebrando essa diagonal jogando em A – 5 , leader consegue a restabelecer jogando lindamente em B – 7 , Aunchulee agora quebra a diagonal que lhe daria o canto em A – 8 jogando em C – 7 , e novamente Leader se restabelece jogando em A – 6 evitando o controle da diagonal de acesso a A – 8 , simplesmente lindo isso ... =]


Transcrição da Partida :


F5D6C3D3C4F4F6F3E6E7D7G6F8F7G5G4H3H4H5C8D8C5E3C6B4E2D2G3H2A4F1F2B6H6H7E8B8B5A5B7C7A6G2H1G1H8A8A7B3E1A3C2C1A2D1B2A1B1G7G8


Link da Partida :

http://www.worldothellofederation.com/woc2010/live/transcripts/round_09/html/AUNCHULEE%20Piy-LEADER%20Imre.htm





8 - Michele Borassi ( P ) 25 - 39 ( B ) Yusuke Takanashi , 8 Round , WOC 2010





Uma partida decisiva entre o 1 e o 2 lugar da competição até então , onde derrotando Borassi , o Japonês Takanashi conseguiu se igualar em número de pontos com seu oponente Italiano nessa 8 Rodada . ( 7 no total ) .

Depois de uma abertura muito usada durante esse mundial , Borassi perde o rumo e controle de jogo contra Takanashi que o fazia se fechar ainda mais a cada movimento de forma magistral , e com uma paciência oriental Takanashi esperou até o final para liquidar de vez a partida pegando várias peça ao jogar em seu e último movimento do jogo em G 2 .


Transcrição da Partida :


F5D6C3D3C4F4F6F3E6E7F7C5E3E2G3B4G5G6D8H5B5B3H4F2H6A5A6C2A4B6G4E8F8D7C1A3D2A7E1H3H2G8H8H7G7G1C8C7G2D1B2A1A2B1A8F1B8H1C6B7


Link da Partida :

http://www.worldothellofederation.com/woc2010/live/transcripts/round_08/html/BORASSI%20Miche-TAKANASHI%20Yus.htm
9 - Imre Leader ( P ) 37 - 27 ( B ) Piamrat Kraikokit , 8 Round WOC 2010





Essa vitória deixou Imre Leader com 6 pontos e com a oitava colocação , e nessa partida o que ficou de mais bonito foi o controle de jogo de Leader após o erro decisivo de Kraikokit no movimento de número 22 , quando talvez o melhor para ele fosse jogar em D 8 finalizando um bloco estável na borda inferior e ao invés disso ele tenta se adiantar a Leader jogando em G 4 .

O Lance mais bonito dessa partida foi a “ jogada maldosa “ de Leader no movimento de número 47 , quando ele deixa de propósito uma lacuna disponível em E 1 jogando em
F 1 na qual seria fatal se Kraikokit pegasse , mas não menos fatal se não pegasse , era um beco sem saída .


Transcrição da Partida :


F5F6E6F4G5E7F7D6C5G6C7F8D3C6D7C8F3E3G3H5E8G4D8E2B5C2H6H3B6B4C4A5A6A7A4A3B7B3C3D2D1C1B1A8B8B2F1E1A1A2H4H7G7H8G8G1H1H2F2G2


Link da Partida :

http://www.worldothellofederation.com/woc2010/live/transcripts/round_08/html/LEADER%20Imre-KRAIKOKIT%20Pia.htm





10 - Yusuke Takanashi ( P ) 25 - 39 ( B ) Piyanat Aunchulee , 12 Round WOC 2010





Nesse jogo cheio de nuances da 12 rodada , no movimento de número 43 Yusuke Takanashi faz uma jogada arriscada jogando em F 1 , o que acaba por lhe dar o canto em A 8 como resultado final , porém não evita de ser derrotado no final da partida pelo determinado Aunchulee .


Essa vitória foi de toda importante para Aunchulee , pois o mesmo estava numa briga acirrada por uma vaga nas semifinais contra o Japonês Masaki Takizawa que ao final dessa rodada ainda estava a sua frente na competição , e contra o Holandês Nicky Van Den Biggelaar que estava a meio ponto de diferença de Aunchulee e que poderia também chegar a semifinais , não só foi um jogo bonito , mas decisivo para Aunchulee que na rodada seguinte conseguiu a sua classificação na também incrível vitória contra o Italiano Michele Borassi .


Transcrição do Jogo :


F5D6C3D3C4F4F6F3E6E7D7G6G5C5B6C6B5C7F8E8F7H6D2G4C8B3D8E3H3H4G3F2B4A4A5C1C2E2D1E1G1B7F1H1H5H2A8A6A7B8A3G2B1B2H7G7A2A1G8H8


Link da Partida :

http://www.worldothellofederation.com/woc2010/live/transcripts/round_12/html/TAKANASHI%20Yus-AUNCHULEE%20Piy.htm