terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mundial de Othello 2011 , Estados Unidos , New York




E é amanhã o Mundial de Othello 2011de New York , Estados Unidos . Quem são os jogadores que estarão lá ? O que esperar desse mundial ? Teremos alguma surpresa esse ano ? Quem irá ganhar esse mundial ?

Bom , estas são algumas perguntas que surgem em minha mente em plena véspera do grande acontecimento , e para algumas delas eu tenho a resposta , claro , saber quem estará lá até que é fácil , agora saber como todos esses se comportarão no evento já é outra coisa , mas vou adiantar algumas noções e intuições minhas a seguir .

Vamos seguir a premissa mais simplista , e vamos tentar ir direto ao ponto , para começo de conversa , para quem achava que o adolescente Yusuke Takanashi iria agarrar a taça mais uma vez se enganou , ele nem se quer vai ao mundial , perdeu a vaga de alguma forma para algum dos seus compatriotas , talvez ele seja o primeiro jogador a ganhar dois mundiais seguidos e nem se quer dar as caras no próximo após a façanha , então antes de responder a pergunta principal , vamos fazer um simples levantamento dos jogadores e ver quais são suas chances dentro dessa competição .

Quem vai para ganhar experiência ?

Essa lista é grande , então vai ai alguns :

Os argentinos , Maximiliano Pellizzari , Alejandro Coello , Paula Iturbide ( Talvez eles não vão ao mundial ) Yanko Krastev da Bulgária , Palle Badsted da Dinamarca , Serge Poirier da França , Jeannot Ourega Loh da Costa do Marfim
( Talvez não vá ) Galo Carrera do Canadá , Le Kang da China e para não me alongar nisso aqui , Sakda Fakfang e Nida Pattarakul da Tailândia , esses jogadores vão tentar ganhar mais experiência a cada partida , mas dificilmente chegarão as finais .


Quem irá para dar peso mas morrer na praia ?

NickyVan Den Biggelaar , Martin Odegard , Imre Leader e Guy Plowman , na minha opinião esses jogadores vão chegar perto , mas não vão levar o título , são muito fortes , mas falta algo a mais neles ( Tirando o Guy que está em um mundial pela primeira vez ) que nunca os garante o primeiro lugar , ou até mesmo uma final .


Quem realmente vai brigar pelo título ?

Ai sim chegamos onde eu queria chegar , quem vai estar sempre quase todo o tempo entre os primeiros colocados e depois nas semifinais ?

Eu vou falar alguns nomes aqui , e provavelmente vocês os verão brigando pelo título , são eles :

Matthias Berg da Alemanha , Hiroki Nobukawa e Tomoya Toda , ambos do Japão , Kunihiko Tanida que é do Japão mas está representando os Estados Unidos nesta competição .


Nesse mundial não teremos também o italiano “ boa gente “ Michele Borassi , campeão do mundo em 2008 na Noruega , que não será um obstáculo para ninguém , e nem um campeão mundial que não seja o Kunihiro Tanida que ganhou o mundial de 1982 !!! Eu tinha só 2 aninhos nessa época , mas não deixa de ser um campeão mundial , e tem tudo também para levar mais um , então eu vejo uma boa oportunidade também para Matthias Berg que já chegou perto várias vezes mas que ainda não teve a felicidade de poder ganhar o título , acho sinceramente que dessa vez , se ele tiver treinado , ele tem tudo para ganhar sim , é agora ou nunca Matthias . Sobre Hiroki Nobukawa , campeão do Meijin 2011 , talvez estejamos falando do futuro campeão mundial de Othello 2011 , prontinho para manter a hegemonia dos japoneses nos últimos anos , que também vem bem acompanhado do seu compatriota Tomoya Toda que foi campeão do Ouza-Sen 2011 , ambos são jogadores muito fortes , provavelmente veremos eles entre os melhores desse ano em Nova Iorque . Sobre o Kunihiko Tanida , só tenho a dizer que ele pode surpreender sim , e muito , talvez alguém diga que ele não esteja na sua melhor forma , mas eu digo algo que ouvi em alguma entrevista minha a algum tempo atrás , creio que na do Mario Madrona “ Um campeão mundial sempre será um campeão mundial “ então todo o cuidado é pouco , se você quer ser campeão mundial esse ano , não subestime esse jogador , pois poderá se surpreender .

E o que falar dos brasileiros ? É meus amigos Lucas e Gislene ... E agora , o que falar de vocês ... ? Eu digo uma coisa , o Lucas tem tudo para se superar esse ano , creio eu que ele não treinou muito esse ano , mas não teremos muitos monstros do jogo esse ano também , teremos só alguns , os outros jogadores não terão um nível muito além daquele encontrado no mundial da Itália no ano passado , então ele poderá sim ir além esse ano . Enquanto a Gislene , ela não liga muito pro jogo assim , vai mais para acompanhar o marido mesmo ( rs ) ( Se foi ) E já que está lá , por que não participar do mundial não é verdade ? Então com isso ganhar alguma experiência e quem sabe pegar o jeito e o gosto pela coisa também não é mesmo ... ( rs ) Mas de qualquer forma acredito que o Brasil nesse mundial poderá fazer melhor ainda do que já fez nos anos anteriores , lembrando que a campanha do Lucas no mundial passado foi excelente , ficou entre os 36 melhores jogadores do mundo , ta ótimo , acreditem . Mas podemos mais que isso , e isso poderá acontecer esse ano . E eu acredito sim , em até um título brasileiro esse ano , não estou brincando não .

E os argentinos , vão mesmo ?

Não sei se eles vão , pois nunca vi um argentino em um mundial de Othello que eu me lembre , porém se forem ALGUNS DELES terão sem dúvida a minha torcida também . Gostaria de ver a Paula Iturbide na final feminina , já pensou ? E se ela for ao mundial , isso não será difícil de acontecer , pois ela não terá muitas oponentes fortes , ela poderia até mesmo ganhar a final feminina , e isso seria bom . Maximiliano Pellizzari e Paulo Coelho poderiam fazer um mundial próximo ao o que o Lucas fez no ano passado quem sabe , com um certo esforço conseguiriam , porém acho o Lucas mais forte . Mas também gostaria se eles fossem além , de qualquer forma é a América Latina , quantas vezes o nosso continente teve um jogador entre os 4 ou 5 melhores do mundo ? A resposta é simples , nenhuma vez . Então torço por um bom desempenho argentino também .

Acredito que nesse mundial teremos sim algumas surpresas , mas essas serão mesmo nas rodadas , tomará que haja várias surpresas boas , e eu acredito que possa haver , mas a minha lógica me diz que nas rodadas finais estarão aqueles mesmos que eu disse que lutarão pelo título , apesar que de forma alguma eu descarto a possibilidade de um título inédito vindo de algum jogador até mesmo desconhecido , e como disse , acredito sim em um título brasileiro , não há super grandes masters esse ano , apenas jogadores muito difíceis de serem batidos , mas são poucos .

Agora é só esperar até amanhã para ver o que esperar desse mundial , mas já adianto que vocês verão um campeonato de revidadas , não só das peças é claro , mas talvez também da classificação , só saberemos com certeza quem chegará nas semifinais na última rodada , creio eu que esse campeonato será assim , emocionante do começo ao fim , ta certo que não teremos aqueles ícones do jogo em palcos , mas os seus aprendizes estarão lá em Nova York para mostrarem um pouco do que aprenderam com seus “ ídolos “ do jogo , e farão sim desse mundial , algo diferente de todos , ao menos nesses últimos tempos .

Sem mais , até o campeonato

Obrigado a todos

Nenhum comentário: